Este hotel tem que deixar a menor pegada de carbono possível, assim será desenhado de forma a consumir o menos possível, tanto de ponto de vista de necessidade de luz, aquecimento ou refrigeração.
Será construído com materiais locais, fazendo um uso da cortiça, madeiras e pedras da região. Os materiais biodegradáveis serão privilegiados.
Do ponto de vista de produção de energia, devemos tentar ser autossuficientes em 50% a 70%, o recurso a paneis solares para produção de energia bem como câmaras de aquecimento de água fazem parte do projecto.
Sistemas de aproveitamento das águas das chuvas.
Design tecnológico para águas, temperatura e qualidade do ar, de forma reduzir desperdício, nomeadamente, através de uso de LED, sensores e automação.
O Esgoto como fonte de Recursos:
Esgoto = Água + Matéria Orgânica + Energia
Aproveitamento da água Cinza para rega
Aproveitamento de água preta para produção de adubo e de gás.
Resíduos (Lixo):
O aproveitamento do mesmo começa antes de se o tornar, ou seja, temos que consumir produtos que possibilitem o seu aproveitamento depois de utilizados, um bom exemplo está no tipo de papel que consideramos comprar e consumir, este tem que ter a possibilidade de ser usado em compostagem.
Queremos que grande parte dos resíduos que vamos gerar sejam transferidos para compostagem e depois usar para adubação das terras.
Queremos também comprar localmente e sem uso de embalagens de plástico de forma a criar menos resíduos e evitar longos transportes.