Queremos um Turismo Sustentável e fazer um uso adequado dos recursos ambientais, respeitar a autenticidade sociocultural da comunidade que fazemos parte e assegurar que as atividades económicas são viáveis no longo prazo.

Mas, queremos ser mais que isso, queremos ser fonte de recursos e não consumidores de recursos. Queremos que este hotel contribua para aumentar a matéria orgânica nos solos e o sequestro de carbono. Queremos ser um polo de criação de emprego na região, empregando e comprando produtos da região. Queremos contribuir para o aumento de visitantes no nosso concelho, dar a conhecer o montado e revitalizar as propriedades de sequeiro.

 

Este projecto tem dois grandes objectivos:

  1. A parte agrícola
  2. A vertente Hoteleira

 

Elas vivem de uma forma simbiótica e são indissociáveis.

De uma forma muito superficial, uma vez que este documento se centra na componente hoteleira, o nosso projecto agrícola tem como objectivos a proteção ambiental e económica do montado. Usando princípios da agricultura sintropica e holística, de uma forma orgânica queremos produzir os produtos do montado. Uma vertente de produção animal (vacas, ovelhas, galinhas, coelhos, ovos), outra floresta (sobro, olival, pistacho, frutos do bosque, árvores de fruta, etc.) e outra de produtos hortícolas (alfaces, cebolas, alhos, ervas aromáticas e medicinais, etc.).

 

  • Diversificar a produção vegetal alternando culturas agrícolas com culturas florestais, todas elas tolerantes às mudanças clima esperadas;
  • Diversificar culturas e variedades optando pelas mais resistentes a condições adversas e economicamente interessantes;
  • Agir conforme aos standards internacionais com vistas à certificação dos produtos;
  • Melhorar a fertilidade do solo através de adubações verde, micorrização, usando o gado e sistemas agroflorestais;
  • Diversificação produtiva da exploração não apenas em termos de eco-produtos mas também em eco-serviços.

 

A vertente de agricultura orgânica faz parte da estória que os nossos hospedes vivem quando ficam connosco, eles são sujeitos activos de uma economia verde e circular. Queremos que quem fica connosco fique a saber mais sobre o montado, o seu ecossistema, como podemos consumir de forma a preservar o planeta, queremos demonstrar de forma viva como a criação de animais para consumo, a existência de um sistema rico e diverso, faz muito pelo planeta e todos podemos fazer a nossa parte.